4 found
Order:
  1.  11
    Merleau-Ponty e o marxismo: política e filosofia da história.José Luiz B. Neves - 2016 - Doispontos 13 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  2.  5
    Comentário a “O ser e o nada: ‘A temporalidade’. Um guia de viagem”: Sartre e Merleau-Ponty.José Luiz B. Neves - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (1):e02400149.
  3.  7
    Fenomenologia e realismo: o percurso de Jocelyn Benoist.José Luiz B. Neves - 2023 - Dois Pontos 20 (1).
    Procura-se retraçar o percurso da filosofia de Jocelyn Benoist, partindo de seu primeiro projeto de um realismo fenomenológico em direção à elaboração de um realismo não-fenomenológico. Mostra-se o papel do tema dos limites da intencionalidade e por que este é abandonado. Mostra-se também de que modo a diferença gramatical entre o normativo e o real permite diagnosticar na fenomenologia uma confusão de categorias atingindo a noção de aparecer. Por fim, evidencia-se como essa diferença incide sobre o problema da percepção e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  7
    Merleau-Ponty e o "grande racionalismo": que é ler um clássico?José Luiz B. Neves - 2009 - Cadernos Espinosanos 20:149.
    Procura-se mostrar como aquilo a que chamam a “teoria da leitura” merleau-pontiana, calcada na meditação do impensado de outros filósofos, surge apenas no interior de seu projeto ontológico e, mais precisamente, no âmbito das conseqüências que ele traz para a compreensão da idealidade. É assim que a “história da filosofia” só ganha sentido na filosofia de Merleau-Ponty uma vez assumidas decisões filosóficas prévias como a de, para inscrever a significação no domínio do sensível, sublinhar as dimensões passivas da experiência anteriores (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark